Porque a Advocacia Empresarial é fundamental para sua empresa
As constantes atualizações de leis são frequentes em nosso sistema judiciário, e interferem diretamente no dia a dia de empresas e na tomada de decisões pontuais nos negócios. A ausência de conhecimento jurídico por parte dos gestores e executivos pode acarretar em decisões equivocados e prejudicar relações comerciais, com seus colaboradores e, por fim a própria empresa.
Nos dias atuais, a Advocacia Empresarial é fundamental para a rotina de uma organização, através da advocacia preventiva os advogados podem prever possíveis riscos e problemas que a empresa possa enfrentar com a lei, e principalmente orientar o empresário ou diretores nas tomadas de decisões, direcionando o negócio por exigência do mercado.
Por que um consultor especialista em Direito Emprearial é fundamental? Vamos lá, listamos questões pontuais para você:
1. Orientar sobre as definições importante logo no início da empresa:
Tudo começa pelo contrato social. O advogado especializado em Direito Empresarial irá definir o perfil da empresa e quais serão as responsabilidades e deveres de cada um dos sócios e principalmente qual é o modelo mais adequado para firmar a sociedade e registrar a empresa de acordo com: o tipo de atividade e a forma de produção e circulação de bens ou serviços oferecidos - sociedade simples ou sociedade anônima.
Além disso, poderá orientar os sócios ou cotistas em acordos comercias, sejam eles entre fornecedores e parceiros ou empréstimos e financiamentos.
2. Estabelecer as normas de conduta das partes:
Definido o perfil da empresa e estabelecida juridicamente, cada um dos sócios deverá ter seu papel dentro do negócio que compreende a cooperação econômica, a formação e administração do capital social e os compromissos com terceiros e com a sociedade em si.
É preciso analisar o investimento de cada uma das partes e sua real atuação dentro da organização, para que mais tarde os lucros sejam distribuídos de forma justa.
A assessoria de um advogado empresarial ajuda a dar as orientações corretas e o direcionamento necessários a cada sócio a respeito da parcela de atuação de cada um.
3. Orientar as transações comerciais:
Além de assessorar o início da empresa, o advogado empresarial poderá atuar na manutenção da organização frequentemente, por exemplo na análise de novos contratos para aquisição de ferramentas para expansão de mercados e principalmente para as transações comerciais possam ser mais vantajosas e amparadas pela lei, além de que é preciso neste momento avaliar e prever todos os risco envolvidos.
O profissional também poderá regulamentar as demandas jurídicas da empresa, como a alteração do contrato social, alteração do quadro de sócios, fusões e até mesmo dissoluções e principalmente reduzir e evitar prejuízos financeiros gerando números positivos para a organização.
Veja também:
A importância da Consultoria Jurídica em negociações comerciais
Como fazer seu Contrato Social