As fases de um processo no sistema judiciário
Conhecer os passos de um processo judicial, não é algo comum para quem não trabalha na área. Por isso listamos as etapas básicas de um processo, para que você possa compreendas as fases do processo em nosso sistema.
1. Petição Inicial
É um documento, no qual o autor irá expor os fatos e razões que o levaram a entrar com a ação judicial. Neste documento ele informará ao juiz suas petições e solicitações.
2. Citação
Após o juiz receber a petição inicial e verificar se os requisitos estão de acordo com as normas estabelecidas pelo sistema judiciário, é encaminhado uma citação ao réu.
A citação é encaminhada na forma de mandado, onde o réu toma conhecimento da ação e as condireções do juiz quanto aos procedimentos a serem tomandos.
3. Réplica
Após o réu apresentar sua defesa, o autor poderá contestar seus argumentos.
4. Fase Probatória
Nesta fase, as partes deverão indicar ao juiz que provas pretendem apresentar para afirmarem suas versões dos fatos apresentados. O autor deverá comprovar a sua versão dos fatos, enquanto o réu apenas apresenta provas que desqualifiquem os argumentos do autor.
5. Senteça
Após analisar todos os argumentos e provas, o juiz tomará sua decisão final, além de decidir sobre os pedidos realizados na petição inicial e condenar a parte perdedora ao pagamentos de sucumbencias ao advogados da parte ganhadora.
6. Recurso
A parte perdedora, poderá ainda, entram com recursos para reverter a decisão do juiz, sendo julgada por outro represente do poder judiciário.
7. Cumprimento de Sentença
Ao final do processo, após a senteça e apresentação de recurso (ou não), aquilo que foi definido pelo juiz deve ser colocado em prática e acatado pelas partes. Quando a ordem do juiz é definitivamente cumprida o processo tem seu fim.