Dicas para comprar imóveis na planta
Seja para realização do sonho da casa própia ou investimento, muitas pessoas consideram os imóveis na planta a opção mais rentável e segura para adquir este tipo de bem. Mas alguns cuidados devem ser levados em consideração, para que, mais tarde o sonho não se transforme em um grande pesadelo ou o investimento passe e ser uma dívida.
O mercado imobiliário brasileiro teve seu momento de expansão, onde oferta e demanda eram constantes e os imóveis na planta ofereciam boas condições aos compradores, mas, com o atual cenário econômico do nosso país a compra de imóveis decaiu, aumentando a oferta de empreendimentos imobiliários ainda na planta.
Para ter a certeza de fazer um bom negócio, o ideal é procurar um consultor jurídico, que irá lhe orientar quanto a documentação e verificar se o imóvel ou construção está legalizado com os orgãos compotentes, mas algumas dicas podem ser seguidas:
1. Procedência da Construtora
Informe-se sobre a construtora ou construtor. Uma empresa de credibilidade irá lhe entregar o imóvel de acordo com o padrão ofertado e no prazo prometido.
2. Arquive a propaganda referente ao imóvel
Guarde todo o material de publicidade referente ao imóvel ou e-mails e propostas trocados com os corretores e representantes do empreendimento.
3. Verifique se a obra está devidamente legalizada
Faça um levantamento sobre a obra junto aos orgãos competentes.
4. Escolha empreendimentos que possam ser financiados
Um imóvel que pode ser financiado deve estar com a sua documentação regularizada, por isso, o comprador não terá incomodos quanto aos tramites burocráticos para efetivar a compra.
5. Avalie bem todas as cláusulas do contrato
Estude o contrato minusciosamente, e em caso de dúvidas converse com seu advogados antes de fechar o negócio.
6. Avalei todo o memorial descritivo
Este é o documento com as especificações de todas as características do imóvel e os materiais utilizados na contrução. Por isso, é importante o comprador conhecer bem esse detalhamento para não ter surpresas ou pode cobrar esclarecimentos futuros.